Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

COMO RELAXAR O CABELO SEM PERDER OS CACHOS – 1º TENTATIVA.



Relaxe seu cabelo e tenha cachos perfeitos
Antes                                                          Depois
Após 4 anos de  cabelo natural, resolvi relaxar os fios.
Meu cabelo tipo 3C, não estava se adequando à correria da minha vida. Então resolvi relaxar os fios para ter certa liberdade e facilidade no meu dia a dia.

Mas não foi tão fácil assim...

Eu havia colocado muito esforço e expectativas nos meus cachos naturais. Como abandonar tudo e voltar ao relaxamento?

Comecei a pensar e listei os pontos que mais me incomodavam no cabelo natural:

1º - O Trabalho Diário.
        Acordar todos os dias e gastar muito tempo tentando deixar meus fios do jeito que eu gosto estava muito cansativo. Além de ter que molhar o cabelo quase todos os dias.

2º - Não me identificava com o cabelo crespo natural.
        Apesar dos meus fios estarem super bem tratados e maleáveis, não consegui me sentir realmente bonita com meu crespo. Talvez fosse falta de costume...

3º - Minha Autoestima não existia mais.
Já não tinha vontade de sair de casa e nem a ir a festas. Me sentia mal arrumada mas o que mais me abalou foi o cabelo curto. Sempre gostei do fios compridos e o cabelo crespo simplesmente não mostra seu crescimento! Após 4 anos ele estava na altura do pescoço.

4º - Tinha medo de chuva.
        O quê??? Esconder da chuva para não arrepiar os fios e não estragar toda a minha finalização foi o fim!!! Decidi relaxar.

Então vieram os questionamentos:

- Como fazer?
- Com qual produto?
- Quem realizará o procedimento?

Procurei um salão especializado em cabelos afros em BH. Marquei uma avaliação e expliquei direitinho o que eu queria: Reduzir o volume e manter os cachos, só que mais abertos. Fiquei muito feliz quando a cabelereira me liberou das 3 hidratações necessárias antes de qualquer procedimento de transformação no salão. Ela disse que meus fios estavam perfeitos (yes!!!) e indicou apenas uma reconstrução para na outra semana realizar a transformação.

Então ficou decidido:

1 – O procedimento seria o Alinhamento Capilar.
2 – A base seria o Tioglicolato de Amônia.

O Alinhamento Capilar (nome dado pelo salão) é uma técnica onde se usa 30% de creme relaxante e 70% de creme de tratamento. É um procedimento feito justamente em quem quer reduzir volume e manter os cachos.

Já o Tioglicolato de Amônia é uma base que tem menor poder de alisamento dos fios crespos. Mas cuidado! Esse produto não é compatível com os hidróxidos de sódio, de cálcio, de lítio e a famosa guanidina,

E os resultados, será que compensaram?

Bom, mesmo conversando, explicando, implorando, ajoelhando e pedindo pelo amor de Deus, a cabelereira deixou meus fios muito mais lisos do que eu gostaria. A minha sorte é que as pontas do cabelo não receberam o relaxamento, então ficaram naturais e bem cacheados. 
Também detestei o procedimento que ela fez, ela penteou meus fios com pente fino durante 40 minutos sem parar. Penteava para cima, para um lado e para o outro. A minha vontade era sair correndo dali!
Resultado: Cabelo bonito quando saí do salão, mas um mês depois, cabelo beeem ressecado. Sabe aquele momento em que nada dá certo e os fios ficam sempre ásperos? Logo vi que precisava de uma ajuda prosissional.

Então fui correndo à minha Tricoterapeuta fazer uma sessão de Tricoterapia
A avaliação: Cabelo com PH desbalanceado. Fiz o procedimento de restabelecimento do PH e os fios mudaram completamente: Voltaram a ficar maleáveis e hidratados. 

Só mesmo a Tricoterapia com sua mágica milagrosa que sempre salva meu cabelo: Obrigada Geni!!!! Te adoro!!!!

Ok! Relaxamento feito... No final das contas valeu a pena?

Valeu e muito!!!!
Apesar dos fios terem ficado muito mais esticados do que eu gostaria, eu consegui resgatar algo muito importante que eu havia perdido: Minha autoestima!

Viram como o cabelo "cresceu" após o relaxamento?

O meu dia a dia também ficou muito mais fácil, pois eu lavava o cabelo duas vezes na semana e nos outros dias eu não precisava mexer nos fios, ele estava sempre bonito! Ai que alívio...
Claro, continuei fazendo um cronograma capilar para mantê-lo sempre impecável.

Enfim consegui a liberdade que tanto almejava!

Veja meu cabelo antes e depois do relaxamento:


4 anos deTransição
Cabelo Crespo Natural após 4 anos de Transição


Mantenha os cachos em seu abelo relaxado
Cabelo Após Relaxamento  - No dia e 1 mês depois


Mas ainda não estava satisfeita pois queria manter meus cachos desde a raiz.
Então, o que fazer?

A resposta é assunto para outro post...

15 comentários:

  1. Olá, também me encontro nesta mesma situação, meu cabelo está 7meses sem química, mas gostaria de fazer um relaxamento nele para facilitar o meu dia-dia. E você me ajudou muito, contando a sua experiência. Mas ainda fico na dúvida se ainda é cedo para fazer o relaxamento.Bjs! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Me identifiquei muito com seu post. Fiz meu bc a alguns meses e confesso que não esta sendo facil cuidar do cabelo, ainda mais quando se é mãe, dona de casa, e trabalha fora... Obrigada por compartilhar sua experiencia.

    ResponderExcluir
  3. Me identifiquei muito com seu post. Fiz meu bc a alguns meses e confesso que não esta sendo facil cuidar do cabelo, ainda mais quando se é mãe, dona de casa, e trabalha fora... Obrigada por compartilhar sua experiencia.

    ResponderExcluir
  4. Olá Adriana! O que mais me incomodava era que eu não me sentia realmente bonita. Tinha um trabalhão todos os dias e... nada! Acho que os fios naturais não combinam muito comigo. Já estou relaxando há dois anos e estou super satisfeita. Não volto para o natural mais não.
    Obrigada por nos dar sua opinião!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Me dá muita raiva das cabeleireiras que garantem que não vai ficar esticado e fica. Elas sabem que vai ficar, fazem o alisamento rigorosamente do mesmo jeito de quem quer liso e não estão nem aí de perder a cliente depois. Fico estupefata com isso! Já aconteceu mais de uma vez. Não confio mais!

    ResponderExcluir
  6. Me dá muita raiva das cabeleireiras que garantem que não vai ficar esticado e fica. Elas sabem que vai ficar, fazem o alisamento rigorosamente do mesmo jeito de quem quer liso e não estão nem aí de perder a cliente depois. Fico estupefata com isso! Já aconteceu mais de uma vez. Não confio mais!

    ResponderExcluir
  7. É...infelizmente é assim mesmo! Por isso faço em casa meu relaxamento. Cuido muito antes e depois do relax. Faço muita estabilização de ph e uso muito oleo vegetal nas umectações. Fora as hidratações que não podem faltar, né? Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Olá meninas!
    Eu uso a progressiva, e estou querendo os meus cachos,esta miito difícil mais eu quero muito! Não quero mais usar a progressiva pois tira literalmente os cachos, tenho uns 3 dedos de cabelo cacheado e o resto dos fios estão lisos . oque vocês acham , eu devo relachar? Não quero tirar totalmente os cachos ao contrário eu quero eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu eu fiz relaxamento e selagem mais acabou com o meu cabelo passei 9 meses sem botar química e já tá quase todo cacheado foi crescendo e eu cortando só tem liso dois dedos na loto do cabelo

      Excluir
  9. Em 2014 (14 anos) eu estava decidida a ter o meu cabelo natural de volta (cachos), os quais eu havia perdido em 2009/2010, devido a incompetência de uma cabeleireira. Parei de dar química no meu cabelo, e em agosto do mesmo ano, minha mãe me levou no Beleza Natural (uma rede de salões especializada em cachos). Para resumir a história, como não tive paciência para passar por transição, eu cortei todo o cabelo processado, fiquei com o cabelo curtíssimo (mas não me arrependi). Hoje, ele está quase no meio das costas e eu já cortei outras vezes. No Beleza Natural eles dão uma química mais leve para reduzir o volume do cabelo. E, apesar de gostar do trabalho deles [os kits (creme,shampoo, condicionador, hidratação, reparador...) então, são maravilhosos], o que eu pretendo futuramente, é parar de dar a química de lá também, e comprar apenas os kits. O que eu pretendo é: ou não dar mais nenhum tipo de química, ou relaxar em casa com Sfera de manga (da nazca) misturado com creme de hidratação, como minha mãe fazia quando eu era criança, pra controlar o volume, apenas. E para hidratar o meu cabelo, ultimamente tenho investido em produtos naturais, como a babosa com amido de milho (tiro o gel de uma folha de babosa e bato no liquidificador, apenas o gel. Faço mingau de maisena, usando apenas 100ml de água e 1 colher de amido; quando o mingau fica pronto, eu coloco ele no liquidificador e bato junto com a babosa;depois de lavar o cabelo com shampoo, coloco a babosa com maisena em um recipiente e misturo com minha hidratação usando uma colher de plástico, para não alterar os componentes. Dessa forma, eu hidrato meu cabelo e deixo por 30min., depois é só enxaguar e usar o condicionador, se quiser, pq eu não usei. E gostei bastante, tanto que vou fazer mais vezes; peguei essa dica com uma amiga super entendida desses assuntos capilares; bom, agora eu descobri que a babosa é uma planta bem versátil com 1001 utilidades, quero uma plantação no quintal kkkkk). Obs.: se vc teve paciência de ler até o fim, parabéns. Espero ter ajudado, e nunca desista do seu cabelo. Eu já dei: hidróxido de cálcio, guanidina, amônia, selagem, progressiva, etc. E nunca desisti, descobri que sempre há um jeito, no meu caso foi optar pelo natural, escovando e finalizando com prancha de vez em quando. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá Renata
    Poderia me falar qual o produto que vc usa para relaxar e como faz o procedimento para não alisar?

    ResponderExcluir
  11. Oi Renata ,me identifiquei muito com vc .... é exatamente o q sinto !
    Você poderia dizer qual produto vc usa para relaxar os cabelos ?
    preciso de referências ,morro de medo de usar qualquer coisa rsrsrs
    Obrigada ,bju.

    ResponderExcluir
  12. qual o tipo de relaxamento mesmo que usou?

    ResponderExcluir