Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Qual é Melhor? Lavar o Cabelo com Água Quente ou Fria?

A temperatura da água não é provavelmente a primeira coisa que você pensa quando se trata de cuidados do cabelo. 
Mas depois de fazer alguma pesquisa sobre os efeitos da água quente e fria no cabelo, você pode querer pensar duas vezes sobre o caminho que você deve seguir.

Abaixo alguns dos prós e contras de usar água quente e fria para ajudar a decidir.

ÁGUA QUENTE

PRO: Lava a sujeira e óleo
Água quente e vapor, naturalmente, abrem os poros, o que é ótimo para esfoliar e remover a oleosidade da pele. Se você tem um couro cabeludo muito oleoso, a higienização  com água quente pode ser benéfica. A água quente permite que a sujeira e o produto de cabelo que se acumulou em seu couro cabeludo
possa escapar dos poros e ser lavado. É especialmente importante para limpar o seu cabelo de todos os produtos  para o seu  próximo styling. Água, em geral quente pode ser mais benéfico na parte de limpeza.


CONTRA: Pode resultar em cabelos excessivamente porosos.

Embora a água quente abre os poros e da cutícula do seu fio de cabelo, enxaguar o cabelo com água quente pode deixar o cabelo muito poroso, fazendo com que a fibra fique seca e quebradiça. Infelizmente, a água quente parece ser uma faca de dois gumes. Assim como a água quente ajuda a lavar retirando o óleo e a sujeira, ela também tira do cabelo seus óleos naturais. As glândulas sebáceas da sua pele produzem óleos naturais chamados de "sebo", que são essenciais para a saúde do seu cabelo. O sebo dá o brilho e força ao cabelo, ambos os quais são vitais para o cabelo bonito.

CONTRA: Causa Frizz.

O calor estimula o frizz, e água quente não é exceção. Não importa o seu tipo de cabelo, o cabelo precisa de umidade para ficar livre de frizz. Porque a água quente pode retirar do cabelo os óleos naturais,
a umidade escapa do cabelo e resulta em frizz. Se o seu cabelo é especialmente propenso a frizz, você pode querer desligar a água quente.



ÁGUA FRIA

PRO: Sela a umidade em seu cabelo.

Justamente o oposto de água quente, a água fria fecha os poros e impede que a sujidade entre e haja a sua acumulação sobre o couro cabeludo. Não só fechar os poros, mas ele fecha a cutícula do cabelo, selando a umidade do condicionador que você aplicou no seu cabelo. Considerando que a água quente pode remover a umidade de seu cabelo, a água fria mantém a umidade e o sebo natural que é tão benéfica. Não se esqueça, mais umidade significa “frizzes” menos. A água fria retém a umidade do seu cabelo,
deixando o cabelo menos propenso a frizz.


PRO: Aumenta o brilho.

Às vezes cabelereiros gostam de terminar a secagem com uma rajada de ar frio, porque deixa o cabelo brilhante. O mesmo conceito pode ser aplicado a um enxaguamento de água fria. A água fria é conhecida por alisar o cabelo, fechando as escamas do fio, que por sua vez impede o frizz e acrescenta brilho.

CON:  Achata o cabelo.

Como água fria deixa o cabelo liso, ele também pode achatar o seu cabelo se você tem uma textura fina naturalmente. Se o seu cabelo não tem  volume, enxaguar o cabelo com água fria pode resultar em cabelo liso e cachos sem salto.

ENTÃO QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Tudo bem, então qual é o veredito? A água quente é melhor para enxaguar o cabelo de sujeira e gordura, mas resseca os fios. A água fria, por outro lado, acrescenta brilho, sela a umidade em seu cabelo e evita o frizz.
A solução? Utilize os dois! Lavar, condicionar e desembaraçar o cabelo com água morna e não quente. Você não quer queimar a sua pele e seu couro cabeludo. Quando você estiver pronto para enxaguar o condicionador, use água fria.

Sendo seu cabelo muito seco ou ressecado, dê preferência para água fria.

Você notou alguma diferença? Se você já tentou lavar com água fria, gostaria de ouvir sobre os seus resultados!

Tradução livre do Naturally Curly

9 comentários:

  1. Muito bom, com certeza a aguá fria é melhor em todos os sentidos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. n acho que seria em (todos os sentidos) porque n limpa bem

      Excluir
  2. Eu cabelo era muito feio, então eu resolvi lava-lo apenas com agua gelado todos os dias (inclusive no inverno). Meu cabelo ficou lindoe todos me perguntam como eu faço pra ter um cabelo tão bonito, macio e brilhante. A resposta concertesa é agua gelada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, você lava na água gelada mesmo? ou é agua fria??

      Excluir
    2. Olá! Lavo na torneira do tanque faça frio ou calor!

      Excluir
  3. Lavar na água fria é muito melhor!! Principalmente no inverno. Meu cabelo ficou muito mais brilhoso, macio e sem frizz !! Vale a pena. E para quem tem cabelos louros, super indico.

    ResponderExcluir
  4. acho q a MORNA( NÃO QUENTE) e melhor porque não queima o couro cabeludo e enxaguar o condicionador com agua gelada

    ResponderExcluir
  5. meu cabelo é mt comprido e desde que comecei a lava-lo com agua fria percebi q ele ficou com mais brilho e mt mais bonito

    ResponderExcluir
  6. Lavei hoje com água quente, ainda não vi resultado pois ainda está molhado kkkkkk, mas creio água fria é muito melhor, pois quando estava lavando senti o cabelo meio quebrados (diferente de quando lavo com água fria)

    ResponderExcluir