Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

2- Low Poo e No Poo - Conceito

Vamos começar entendendo o significado de shampoo: Sabão ou substância saponácea para lavagem dos cabelos. O conceito de No Poo é o Não Shampoo, ou seja, utilizar produtos para higienização capilar sem esta "substância saponácea" que segundo Lorraine Massey, criadora da técnica do No Poo, além de retirar as impurezas do fio também retiram toda oleosidade natural do cabelo e devido a estrutura porosa do cabelo crespo, fica impossível retirar todo produto do fio estimulando o aparecimento de frizz, isso seria prejudicial para o fio seco e ressecado.

Qual é esta substância saponácea?
É o Lauril Sulfato de Sódio ou Lauril Éter Sulfato de Sódio, que tem função de remover as impurezas do cabelo e também atua na formação da espuma. Podemos identifica-lo logo no início da lista de ingredientes do produto. Lembrando que os higienizadores sem sal geralmente não fazem espuma. Inclusive o Lauril Sufato de Sódio é usado em alguns detergentes de cozinha, pois ele serve principalmente para remover gorduras.

Mas será que o shampoo sem surfactante retira todas as impurezas do cabelo?
Infelizmente não, por isso, quem estiver disposto a seguir essa técnica terá que abolir o uso de produtos que não sejam solúveis em água como os silicones insolúveis e derivados de petróleo (petrolatum, vaselina, óleo mineral, parafina líquida) que são substâncias não solúveis em água e se acumulam nos fios, ou seja, não são totalmente retiradas do cabelo nem com shampoo que contém surfactantes. Com o tempo, os cabelos vão ficando carregados desses resíduos, então é necessário o uso do shampoo anti-resíduo que tem uma concentração muito grande de sulfato e que prejudica bastante a fibra capilar.

Basicamente o No Poo aboli o uso de shampoo  com surfactantes e para isso é preciso abolir também todos os produtos que se "impregnam" no cabelo e só saem com grande quantidade desse produto "proibido".

Já o Low Poo tem baixíssima quantidade de surfactante e é indicado para couro cabeludo oleoso ou quem não se adapta ao No Poo pela falta da espuma.

Na próxima coluna No Poo e Lo Poo, trataremos sobre as opções de higienizadores sem surfactantes seguindo a técnica No Poo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário